[Resenha] O Começo de Tudo

By Do Prefácio ao Epílogo - quarta-feira, junho 04, 2014

O Começo de Tudo, de Robyn Scheneider, publicado pela editora Novo Conceito, com 288 páginas.




"Na vida de todos, não importa quão comum seja, existe um momento que se tornará extraordinário - um único embate após o qual tudo o que realmente é importante vai acontecer."


O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social. Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz. Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?




Esse livro é tão incrível que nem sei por onde começar. 
A primeira coisa que me chamou atenção foi a capa, com uma cor vibrante e viva. A segunda coisa, foi o cheiro maravilhoso de livro novo (o que acontece com quase todos os livros que eu compro). A terceira coisa foi o enredo, que me conquistou completamente e me fez comprá-lo e amá-lo e até derramar umas lagriminhas.

Conta a história de Ezra, um tenista popular da escola, que acredita que todo mundo - sem exceções - tem uma tragédia na vida, que vai mudar o rumo de tudo. Depois que um acidente prejudica a perna de Ezra, impossibilitando-o a continuar com sua carreira no esporte, ele perde sua popularidade e passa a almoçar na mesa dos "perdedores", onde conhece Cassidy, uma garota diferente e incrível. Aí eles se tornam amigos e se apaixonam (não é spoiler, está escrito na quarta capa). O resto você terá que ler pra descobrir hehe.

O Começo de Tudo, é narrado em primeira pessoa (por Ezra), o que SEMPRE nos dá a impressão de estar vivendo a história e sentir tudo que o protagonista sente. É um livro doce, inteligente, sensível, e inesquecível. A autora, Robyn Scheneider, conseguiu montar um enredo extraordinário, surpreendente (daqueles que você se sente abalado por não ter percebido algo desde o começo), e profundamente apaixonante. Desculpem-me por elogiá-lo tanto, mas ele é tão bom que se tornou um dos meus favoritos e eu espero que se torne de vocês também  
Outra coisa que achei INCRÍVEL é a frase da capa: "Quando o chão é tirado de nossos pés, nem sempre temos a opção de cair" que trás bem essa questão de achar que é o fim quando encontramos alguma dificuldade - ou alguma tragédia, como diz Ezra Faulkner. 
Sou completamente apaixonada por livros que nos passam uma lição, um aprendizado, um questionamento, ou algo novo - não que é só uma historinha bonitinha (apesar de também ler esse tipo). Acho que essa leitura que causa um impacto na gente tem muito mais valor. Além de levarmos esse livro na estante, o levamos no coração...

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

2 comentários

  1. Você pareceu ter gostado tanto desse livro, que minha curiosidade por ele foi elevada à decima potência. Pra ter te causado tanta comoção assim ele deve ser mesmo muito bom. Beijos.

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! É realmente ótimo, compre o quanto antes!
      Bjs

      Excluir

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!