{Correio} Editora Melhoramentos!

By Do Prefácio ao Epílogo - domingo, maio 31, 2015

Olá amigos! Viemos mostrar os dois livros que ganhamos (um exemplar pra cada uma) da Editora Melhoramentos Já comecei a ler um deles, o primeiro abaixo, e só tenho uma coisa a dizer: QUE LIVRO MARAVILHOSO!!! Quando eu terminar de lê-lo eu resenho, podem deixar ;)
Olhem só:

Vango - Entre o céu e a terra
(Timothee de Fombelle)

SinopseSalvar a pele e, ao mesmo tempo, descobrir a própria identidade. Este é o grande desafio de Vango, o jovem herói do novo romance do premiado escritor francês Timothée de Fombelle. Ao ler esse thriller histórico, ambientado no conturbado período entre as duas grandes guerras mundiais, somos impelidos a fugir com Vango pelos cinco continentes, num clima de absoluto perigo e suspense. Este rapaz órfão de 19 anos desconhece sua origem assim como desconhece a motivação do franco atirador que, além da polícia, está em seu encalço. 

Deparamo-nos com Vango na solenidade em que ele e outros seminaristas seriam ordenados padres na suntuosa catedral de Notre-Dame, em Paris. O assassinato do padre Jean, seu protetor, desencadeia a perseguição ao rapaz, que empreende uma fuga espetacular ao escalar nada menos do que os famosos vitrais da catedral. Essa cena é apenas um exemplo do clima de perseguição e aventura de que é feita toda a narrativa, quando acompanharemos nosso protagonista em situações e lugares improváveis – como um intruso escondido num caça da SS, galopando nas Terras Altas da Escócia, dependurado num vulcão italiano ou sobrevoando o Brasil e vários outros lugares num zepelim.

O fracasso em não ter sido ordenado padre deixa nosso herói arrasado, mas a jovem Ethel fica bem feliz. É ela quem vai ajudar Vango a provar sua inocência e descobrir sua identidade. Também fazem parte da saga outros personagens marcados por vidas cheias de segredos, como Mademoiselle, a senhora poliglota e sem memória com quem Vango é salvo do naufrágio na costa da Sicília aos três anos de idade e Hugo Eckner, personagem verídico, comandante alemão do Graf Zepelin, esse grande dirigível que fascinou o mundo nas primeiras décadas do século XX. Outras personalidades incorporadas à história são Joseph Stalin, sua filha Svetlana e Adolf Hitler.

O ritmo acelerado, o uso da narrativa em flashback e as descrições cinematográficas de diferentes lugares e temporalidades impressionam. Ficamos lado a lado com os personagens da história, enfrentado os mesmos desafios. Fruto de uma minuciosa pesquisa em arquivos históricos, a referência aos acontecimentos dos anos 1930 nos dá a oportunidade de conhecer o significado dos regimes totalitários naquele período, ajudando-nos a refletir sobre política, liberdade de expressão e direito às diferenças em nossos dias. 

Cantigas Trovadorescas
SinopseIdade Média, castelos imponentes, guerras, belas donzelas que suscitam amores impossíveis. É nesse contexto que surgem os primeiros registros literários em língua portuguesa: as cantigas trovadorescas, composições poéticas e musicais.
Acompanhados violas, alaúdes, flautas etc., os trovadores entoavam suas paixões excessivamente idealizadas ou satirizavam seus desafetos por meio de cantigas. Estão reunidas neste livro algumas das principais obras desse gênero.

E então, o que acharam? Adoramos os livros (e a editora)!
Beijocas, té.

  • Share:

POSTS RELACIONADOS

0 comentários

Deixe um comentário, ele é importante pra nós. Mas primeiro, leia o post, por favor!

Obrigada!